quarta-feira, 19 de junho de 2013

Para cada caso, um tipo de ácido


Há mais de 30 anos, o ácido glicólico foi introduzido na cosmética. Porém, somente no final da década de 1980 é que esse alfa-hidroxiácido (AHA) teve seu poder divulgado e virou uma verdadeira febre. Também, pudera: por ser o ácido de menor peso molecular, ele é o que penetra melhor na pele, trazendo resultados surpreendentes. Dependendo da composição do cosmecêutico, o ácido glicólico combinado a outros princípios-ativos tem o poder de produzir colágeno e organizar suas fibras; inibir a produção da melanina, atuando sobre a formação de novas manchas; hidratar e esfoliar a pele. Os produtos que contêm ácido glicólico renovam a pele e atenuam os sinais do fotoenvelhecimento, tornando a pele luminosa e mais jovial.

Quando a ideia é preencher a pele, o ácido indicado é o hialurônico. Naturalmente presente no organismo dos animais, incluindo o homem, o hialurônico é um polímero orgânico em forma de líquido viscoso que preenche, em pequenas quantidades, as lacunas entre as células. Conforme o tempo passa, esse líquido vai sendo reduzido no organismo e a pele vai perdendo sustentação, hidratação, volume e elasticidade. Por isso, cosmecêuticos que têm em sua formulação esse ácido têm o poder de repor a substância e rejuvenescer, gradativamente, a pele.

Na categoria dos beta-hidroxiácidos, o ácido salicílico é o campeão do uso em estética. Com propriedades esfoliantes e antimicrobianas, ele atua nas áreas queratinizadas, afinando as camadas espessas da pele e evitando a contaminação por fungos e bactérias.  Atua com eficiência na oleosidade da pele e inflamações, sendo altamente recomendado para peles acneicas. A esfoliação da pele com ácido salicílico é capaz de atuar no interior dos poros sebáceos, removendo os comedões.

Evidentemente, os resultados dependem da concentração dos ácidos nos cosmecêuticos. A Cosmobeauty possui em suas linhas variados produtos com ácidos glicólico, hialurônico e salicílico, tanto para uso em cabine como homecare. São bons exemplos o Hylagel (Gel hidratante com ácido hialurônico); Glyco Mask (Máscara pré-peeling com ácido glicólico); Acne Dry Lotion ( Loção secativa anti-acne com enxofre e ácido salicílico), entre outros.  Havendo dúvidas sobre quais são os mais indicados para cada caso, basta acessar o Departamento Científico da empresa por meio do SAC: (11) 4196-1500.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário