quarta-feira, 5 de junho de 2013

Acne: o tratamento começa no bom diagnóstico


Um dos principais problemas de pele é a acne. Trata-se de uma doença de predisposição genética que surge na adolescência ou mesmo na idade adulta devido à presença dos hormônios sexuais. A acne é caracterizada por cravos e espinhas e ocorre devido ao aumento da secreção sebácea associada ao estreitamento e obstrução da abertura do folículo pilosebáceo. Esse ambiente faz com que surjam microorganismos infecciosos que inflamam a pele, formando espinhas muitas vezes bastante doloridas.
A acne aparece na face, colo, pescoço, costas e até mesmo entre as coxas. A acne, apesar de aparentemente ser igual, é diferente e apresenta graus de intensidade. As lesões císticas inflamatórias grandes e que se intercomunicam sob a pele são chamadas de conglobatas. Já aquelas que deixam cicatrizes queloideanas são a acne queloideana, bastante difícil de desaparecer.
A acne se divide em quatro graus:
Grau I – quando há apenas cravos, sem que haja lesões inflamatórias, as espinhas.
Grau II -  quando há cravos e pequenas lesões inflamadas, com pústulas pequenas (pontos pequenos de pus).
Grau III – neste estágio, há a presença dos elementos do grau II e também lesões maiores, doloridas, profundas e cistos inflamados e vermelhos.
Grau IV – o quadro do grau III se intensifica e a acne conglobata (comunicante) aparece, com grandes áreas inflamadas e desfiguração facial. Há um tom intenso vermelho.
A acne deve ser tratada desde o começo. É imprescindível que o profissional consiga identificar em qual grau ela se encontra para orientar o paciente sobre o melhor tratamento, já que a acne nos graus mais avançados necessita não só de tratamento estético, mas de acompanhamento médico.
O tratamento em cabine é fundamental para que a pele mantenha-se limpa. A adoção de procedimentos específicos – que vão desde a limpeza até a terapia com Decap Led Therapy, o uso de luzes de led conjugadas com cosmecêuticos especiais – faz com que os resultados apareçam desde a primeira sessão. Paralelamente, o tratamento homecare é imprescindível para que os benefícios da cabine sejam prolongados. E, claro, vale a dica a quem tem o problema: não vale ‘cutucar’ a pele, sob nenhuma hipótese!

Nenhum comentário:

Postar um comentário