quarta-feira, 22 de maio de 2013

Para cada pele, um tipo de máscara


Oclusiva, hidroplástica, pré ou pós-peeling, peeling vegetal, esfoliante... Todos esses termos podem aparecer na descrição de máscaras faciais, o que certamente complica a vida de quem não entende muito do assunto. Com a evolução dos cosmecêuticos, é importante que o profissional fique atento ao que aplica na face de seus cliente. Aqui, segue um breve ‘dicionário’ de termos mais comuns da descrição das máscaras Cosmobeauty: 

Hidroplástica – A máscara hidroplástica é aquela que é aplicada, em geral, com as pontas dos dedos e, após esperar alguns minutos para a retenção dos seus efeitos, é retirada puxando-se pelas extremidades, como se ela fosse um filme plástico. Quanto mais grossa é a camada que se passou, mais tempo ela leva para secar e formar o filme. A principal função da máscara hidroplástica é a tensora, ou seja, ela tem o poder de aumentar a circulação periférica, fechar os poros e realizar uma agradável pressão sobre a pele, tornando-a mais firme. É comum dizer que a máscara hidroplástica é oclusiva.

Oclusiva – É a máscara que promove o fechamento superficial da pele, formando uma camada que impede os princípios ativos usados anteriormente e a água de evaporarem para potencializar seus efeitos e evitar desidratação. São indicadas nos tratamentos de peles ressecadas, envelhecidas e pós-peeling. Elas podem possuir ação tensora e auxiliam na hidratação da pele.

Esfoliante – Máscara esfoliante é aquela que promove a remoção de células mortas, renovando e suavizando a pele. Promove limpeza profunda, favorecendo uma penetração maior dos princípios ativos. Proporciona um efeito de luminosidade, revitalização e reduz a oleosidade e as secreções seborréias de pele acneicas.

Pré e pós-peeling – Os peelings são procedimentos que renovam completamente a pele. Eles têm, em geral, duas funções básicas: são antiaging ou contra manchas. As máscaras pré-peeling preparam a pele para receberem o tratamento, que muitas vezes é intenso e necessita de uma boa abertura dos poros para que seus ativos penetrem. Já as máscaras pós-peeling têm ação calmante e hidratante, muitas vezes combatendo a vermelhidão causada pelo procedimento.

Peeling vegetal – Já existem máscaras que utilizam apenas elementos vegetais em suas composições. Por terem ação esfoliante, elas agem como peelings suaves, os chamados ‘peelings vegetais’. São ideais para limpeza de pele, principalmente a oleosa, acneica e pele masculina.

Hidratante – A máscara hidratante é indicada para todos os tipos de pele. Ela repõe a umidade das camadas mais profundas, devolvendo a elasticidade e o viço. O ideal é que a máscara hidratante não seja oleosa e não obstrua os poros.

Calmante – Refresca, descongestiona e acalma a pele, evitando a vermelhidão. Pode ser usada depois da extração (na limpeza de pele) e em todos os momentos em que a pele apresenta irritação ou sensibilidade excessiva. É um ‘curinga’ em cabine.

Iluminadora – As máscaras iluminadoras, em geral, têm a função de trazer viço à pele e deixá-la mais radiante. Elas podem combinar outras funções, como hidratação e revitalização, por exemplo. São excelentes quando usadas antes de uma festa.

Antioxidante – Máscaras antioxidantes atuam contra o envelhecimento da pele. Elas agem nas linhas, marcas de expressão e rugas, minimizando-as. Uma de suas funções é combater os radicais livres, elementos que causam o desgaste e o envelhecimento cutâneo.

2 comentários:

  1. Gosto muito dos cosméticos da Cosmobeauty, tem excelentes resultados.
    Cátia Rios Santos

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito dos cosméticos da Cosmobeauty, tem excelentes resultados.
    Cátia Rios Santos

    ResponderExcluir