O envelhecimento é um fenômeno natural que está relacionado com a diminuição do metabolismo celular e consequentemente com a perda da capacidade de divisão dessas células, onde ocorre um processo de senescência replicativa, decorrente do encurtamento dos telômeros.
Os fibroblastos sofrem alterações morfológicas, comprometendo a matriz extracelular e essas alterações sofrem influência de fatores externos como a exposição aos raios ultravioletas que são capazes de causar mutações genéticas e acelerar o processo de envelhecimento.
O processo de envelhecimento inicia-se com os danos celulares decorrentes do:
· Estresse Oxidativos - formação exacerbada de Radicais Livres;
· Glicação;
· Glicoxidação;
· Danos ao DNA - fotoenvelhecimento;
· Perda de fibras de sustentação - colágeno e elastina.
GLICAÇÃO
A glicação é a reação entre moléculas de açúcar às fibras da derme (colágeno e elastina), gerando os AGEs - Produtos de Glicação Avançada ou Advanced End Products, que são nocivos ao organismo e resultam na perda da função biológica dessas fibras. ocorre a perda de elasticidade (enrijecimento), perda da firmeza, com aparecimento das rugas e linhas de expressão.
GLICOXIDAÇÃO
Esse processo ocorre em moléculas que já sofreram glicação. A ligação irreversível sofrida entre a molécula de proteína e de açúcar acaba enrijecendo as fibras de colágeno, que por sua vez perdem sua função. O excesso de radicais livres permite que essa massa de colágeno enrijecido sofra oxidação. Portanto, o termo Glicoxidação refere-se a uma molécula de colágeno glicada que sofreu oxidação.
A exposição aos raios solares através da radiação ultravioleta UVA/UVB são a principal causa do fotoenvelhecimento. Essa exposição gera excitação dos elétrons, o que leva a formação dos radicais livres que podem causar danos ao DNA, lipídeos e proteínas e auxiliar o encurtamento dos telômeros.
IMPORTÂNCIA DOS ANTIOXIDANTES NA VARREDURA DOS RADICAIS LIVRES
O QUE SÃO ANTIOXIDANTES?
Os Antioxidantes são moléculas que atuam servindo como doadores de elétrons, oxidando no lugar dos fosfolipídios, DNA e outros componentes, evitando as alterações que levam ao envelhecimento. Antioxidante pode ser endógeno, presente no organismo ou exógeno, proveniente de fontes externas.
Eles agem neutralizando a ação dos radicais livres, ou seja, evitam a oxidação de componentes vitais do organismo. Por isso a importância do uso de antioxidante para prevenir os danos cousados pelos radicais livres.
AÇÃO DOS ANTIGLICANTES, DEGLICANTES E ANIGLCOCIDANTES NO COMBATE AO ENVELHECIMENTO
ANTIGLICANTE
Um ativo antiglicante age na interrupção das etapas iniciais dos processos de rearranjos antes que os cross-linkings irreversíveis se formem. Cross-linkings são pontes de ligações covalentes entre duas moléculas de colágeno. Após essa ligação irreversível, o colágeno perde sua função.
DELIGLICANTE
É a capacidade de reverter o processo de glicação, neutralizando e reparando os danos que estão no início do processo.
ANTIGLICOXIDANTE
Atua como antioxidante, evitando a oxidação das moléculas de colágeno já oxidadas, evitando um dano maior.
:: POR QUE TRATAR A PELE COM ANTIOXIDANTES?
- Prevenção - Impedem formação de radicais livres.
- Varredores - Impedem o ataque de radicais livres às células.
- Reparo - favorecem remoção dos danos ao DNA e reconstituição de membrana celular.
Nenhum comentário:
Postar um comentário