quinta-feira, 11 de julho de 2013

Conheça as indicações e contra indicações da drenagem linfática


A drenagem linfática é indicada para qualquer pessoa que tenha retenção de líquido. É uma técnica bastante indicada como coadjuvante no tratamento da celulite, já que elimina toxinas e alivia a inflamação. Apesar de se tratar de uma massagem manual, se aplicada da forma errada pode causar danos à saúde e, ainda, aumentar a retenção de líquido. É um tratamento muito indicado durante a gestação, pois é considerado o método mais eficaz para grávidas que estão com retenção de líquido. Mas, é preciso tomar muito cuidado: a drenagem linfática pode prejudicar a saúde da mãe e até causar contrações uterinas, o que leva ao trabalho de parto prematuro. Por esse motivo, é sempre bom conhecer a formação do profissional que realizará o tratamento.
A massagem deve ser realizada com pressões leves em todo o corpo para drenar o fluído acumulado. Pressões mais intensas sobre os vasos sanguíneos, por exemplo, pode rompê-los, o que aumentará a quantidade de líquido no organismo. Fique atenta!
A drenagem linfática não possui muitas restrições quanto a pacientes, mas vale lembrar que pessoas que tenham infecções ou até mesmo suspeita de tumores não devem realizar este tipo de procedimento. Isso porque a drenagem linfática é um tratamento que espalha os líquidos acumulados por todo o corpo, então, uma infecção que estava concentrada poderá se estender por todo o organismo, agravando um problema.

O mais importante: somente quem passou por um treinamento completo pode aplicar a drenagem linfática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário